top of page

Curiosidades

Lenda de Casais Monizes

Há muitos, muitos anos, um homem chamado Moniz desobedeceu ao rei e como castigo o rei mandou-o ir viver para o alto da Serra dos Candeeiros, sozinho e sem nada.

Certo dia passou por aqueles lados uma linda moça, que logo se enamorou do Moniz e com ele se casou. O Tempo foi passando e foram nascendo os filhos.

Para alimentar a família, Moniz começou a cultivar os terrenos à volta da sua casa de pedra, a qual também foi aumentando. Esta tarefa não foi fácil, porque o terreno era pobre e tinha muitas pedras.

A água armazenada não chegava para regar as suas culturas e para beber.

Moniz pensou em construir um grande depósito para a armazenar.

Para isso cavou um buraco até encontrar rocha firme e utilizou a pedra

que retirara dos terrenos para fazer as paredes em seu redor e para o cobrir.

Desta forma, construiu a primeira cisterna de Casais Monizes.

O tempo foi passando e os filhos crescendo.

Um belo dia Moniz pegou nos filhos e foi apresentar-se ao rei a quem contou

tudo o que tinha passado, mostrando o seu arrependimento.

O rei, comovido com o que ouviu, desculpou-o e recompensou-o dando-lhe as terras de Casais Monizes. Moniz regressou contente, com os filhos, às terras que agora eram suas e às quais tinha dado nome (Moniz Monizes).

Capela de Casais Monizes

A aldeia de Casais Monizes possui uma Capela, que está localizada no largo principal, cujo o seu santo padroeiro é S. Sebastião.

A capela foi contruida pelo povo, tendo características simples, sendo do início do Sec. XX, como se pode depreender pela data de Agosto de 1919, gravada na cantaria cimeira da porta de entrada.

Lenda e Vida do Mártir S. Sebastião

O nome São Sebastião deriva do grego sebastós, que significa divino. Originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.

Sebastião era um soldado que se teria alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que faziam tudo para tê-lo sempre por perto e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal conhecida na época de Guarda Pretoriana.

São Sebastião nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo.

Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus

verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião

conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o

governador de Roma, Cromácio, e o seu filho, Tibúrcio, foram convertidos

por ele.

Por volta de 286, Sebastião foi denunciado, pois estava a contrariar o seu

dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer diante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador queixou-se de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos era inaceitável. Portanto, o imperador julgou-o como traidor e ordenou a sua execução por meio de flechas. Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé.

Amarrado a um tronco, foi alvejado por flechas, na presença da guarda pretoriana. Foi dado como morto e atirado ao rio, porém, Sebastião não faleu. Encontrado e socorrido por uma viúva chamada Irene (futura Santa Irene) que retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que recuperou, demonstrando muita coragem, apresentou-se novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288, por isso comemoramos o seu dia nesta data. Acabou sendo morto trespassado por uma lança. São Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa.

Lago e Montanhas

Lago e Montanhas

Cabanas na Praia

Cabanas na Praia

Roda Gigante

Roda Gigante

Palmeiras

Palmeiras

Pela Cidade de Bicicleta

Pela Cidade de Bicicleta

Montanhas

Montanhas

Título do Site

  • Facebook Clean

Casa do Canto

bottom of page